terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cabos e equipamentos para redes

Classificações de dados UTP

Existem cabos de cat  1 até cat 7.
·         Cat 1 e Cat 2: Antigamente eram usados para ligação de redes telefônicas, e hoje em dia são pouco recomendadas para redes Ethernet
·         Cat 3: Primeiro padrão de cabos de par trançado desenvolvido para uso em redes. A principal diferença entre o cat 3 para o cat 1 e 2 é que nos cabos cat 3 são menos de 24 tranças, o que ocorria nos padrões cat 1 e 2.
·         Cat 4: Eram de qualidade superior aos anteriores, porém hoje em dia não são mais fabricados.
·         Cat 5: Suportam frequências de até 100 MHz, o que representa um avanço sobre os cabos cat 3. É raro encontrarmos cabos cat 5, pois eles foram substituídos por cabos cat 5E que aumentam a potencia ate 155MHz.
·         Cat 6: Suportam frequências de até 250 MHz . Para ampliar a capacidade foi criada a categoria cat 6a que podem chegar a 625 MHz.
·         Cat 7: O padrão ainda está em desenvolvimento, mais promete uma ampliação ainda maior.

Tipos de padrões de cabos

Existem dois padrões de montagem: o 568a e o 568b. O modelo 568a veio primeiro por isso muitos pensam que é o melhor, mas na verdade o que muda é o jeito que você faz o cabo, pois as cores só servem para montar o ouro lado exatamente igual.

Patch-panel

O patch-panel é uma extensão com portas RJ-45 que servem  para ligar os equipamentos de rede no switch, no hub ou roteador.

Cabo crossover e cabo patch-cord

O cabo crossover é feito para interligar dois computadores diretamente na placa, sem necessidade de hub ou switch.
O cabo patch-cord é um cabo não muito comprido geralmente de 1,5m ou menor, que serve para ligar antenas e roteadores em dispositivos como o notebook.

Rack´s para redes e medidas dos Rack´s

Nos ambientes que seguem as normas ANSI/TIA e fazemas o cabeamento correto, é comum que os equipamentos sejam colocados em racks. Há diferentes tipos de racks que variam dependendo da necessidade do ambiente.
Todos os rack´s são compostos de furos que são medidos em U´s, por exemplo 1U em um rack grande equivale a 4,5 cm.

Equipamentos para rack´s

Switches: Sua função é ligar vários segmentos na mesma rede,então direciona os dados enviados de um computador especificamente para outro.






Hubs: O Hub funciona como a peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações e os retransmite para todas as outras.

Também podem ser colocados monitores para a visualização do servidor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário