terça-feira, 13 de outubro de 2015

A FIBRA ÓPTICA

HISTÓRICO:

                A fibra óptica é inventada pelo indiano Narinder Singh Kanpanyque fazia parte de uma equipe do laboratório Bell (USA) em 1956, porém, pesquisas feitas com fibra óptica foram realizadas por volta dos anos 30 na Alemanha, mas somente por volta de 1950 é que suas propriedades e características foram estudadas.
                Até chegar ao que são hoje, as fibras ópticas passaram por muitos anos de estudos, pesquisas e experiências.
                Agora as fibra ópticas chegam a transmitir 1Gbps, porém, ainda há lugares como Portugal que a taxa máxima de transmissão é de 200Mbps (estatísticas de 2009).
                A fibra óptica é usada também em, em sua maioridade, para conectar a internet pelo mundo todo com fortes cabos de fibra óptica interligando os continentes e países por baixo dos oceanos.


ALGUNS AVANÇOS DA FIBRA ÓPTICA:

                - Em 1964 foi especulado que seria possível, ao menos teoricamente, transmitirsinais a longa distância.
                - Em 1968 a fibras da época tinham perda de 1000 dB/Km
                - Em 1970 a Corning Glass produziu fibra óptica com perda de 20 dB/Km.
                - Em 1973 foi instalado um link telefônico de fibras ópticas no EEUU.
                - Em1976 foi provado através da Bell Laboratories que era possível usar a fibra óptica para a telefonia quando a mesma instalou um link telefônico de 1 Km em Atlanta. No mesmo ano o primeiro link de TV a cabo com fibra óptica foi instalado em Hastings (UK).
                - Em 1978 o mundo inteiro começa com a fabricação de fibra óptica com perda de apenas 1,5 dB/Km usada para várias situações.
- Em 1988 o primeiro cabo submarino de fibra óptica é posto no oceano nos levando a um novo mundo da comunicação.
- Em 2009 a fibra óptica está em praticamente todas as casas.

FUSÃO DE FIBRA ÓPTICA:
                É chamada de FusionSplicing a fusão ou soldagem de duas fibras. É tmbçem o método de fusão mais utilizada por oferecer menor perda. Praticamente todas as fusões de fibra são “sigle-mode”. Nas fibras multimodos o processo é mais complexo. A maioria das máquinas de fusões é automáticas, algumas tem atá um paâmetro pré-estabelecido de fusão. Todas as fusões precisam do clivador para que não haja erro no corte e as fibras se fundem corretamente. Cada produto varia de acordo com o fabricante, então é preciso seguir corretamente as instruções do mesmo. É preciso alinhar as fibras e para isso o juntador irá usar um dos dois métodos:
(PAS) Perfil de Alinhamento de Sistemas:
As duas Fibras são iluminadas e a partir de uma imagem no qual o software reconhece os núcleos das fibras e as alinha automaticamente.
Sistema LID (Injeção Local e Detecção)
Neste tipo de alinhamento uma luz é projetada entre as fibrasenquanto elas estão em movimento o que significa que estão sendo perfeitamente alinhadas.
Problemas adicionais:
Bobina de fusão geralmente tem armazenado programas para a maioria das fibras que o usuário pode modificar os parâmetros de programa ou criar novos. Consulte o manual de instruções ou pergunte ao fabricante se houver qualquer dúvida sobre como usar a maquina de fusão com a fibra que você está instaland



Cabos de fibra ótica

São divididos em 3 camadas mostradas na imagem. Esses cabos conduzem mais rapidamente o sinal, mais como é um cabo muito duro é difícil de ser transportado

Cabos e equipamentos para redes

Classificações de dados UTP

Existem cabos de cat  1 até cat 7.
·         Cat 1 e Cat 2: Antigamente eram usados para ligação de redes telefônicas, e hoje em dia são pouco recomendadas para redes Ethernet
·         Cat 3: Primeiro padrão de cabos de par trançado desenvolvido para uso em redes. A principal diferença entre o cat 3 para o cat 1 e 2 é que nos cabos cat 3 são menos de 24 tranças, o que ocorria nos padrões cat 1 e 2.
·         Cat 4: Eram de qualidade superior aos anteriores, porém hoje em dia não são mais fabricados.
·         Cat 5: Suportam frequências de até 100 MHz, o que representa um avanço sobre os cabos cat 3. É raro encontrarmos cabos cat 5, pois eles foram substituídos por cabos cat 5E que aumentam a potencia ate 155MHz.
·         Cat 6: Suportam frequências de até 250 MHz . Para ampliar a capacidade foi criada a categoria cat 6a que podem chegar a 625 MHz.
·         Cat 7: O padrão ainda está em desenvolvimento, mais promete uma ampliação ainda maior.

Tipos de padrões de cabos

Existem dois padrões de montagem: o 568a e o 568b. O modelo 568a veio primeiro por isso muitos pensam que é o melhor, mas na verdade o que muda é o jeito que você faz o cabo, pois as cores só servem para montar o ouro lado exatamente igual.

Patch-panel

O patch-panel é uma extensão com portas RJ-45 que servem  para ligar os equipamentos de rede no switch, no hub ou roteador.

Cabo crossover e cabo patch-cord

O cabo crossover é feito para interligar dois computadores diretamente na placa, sem necessidade de hub ou switch.
O cabo patch-cord é um cabo não muito comprido geralmente de 1,5m ou menor, que serve para ligar antenas e roteadores em dispositivos como o notebook.

Rack´s para redes e medidas dos Rack´s

Nos ambientes que seguem as normas ANSI/TIA e fazemas o cabeamento correto, é comum que os equipamentos sejam colocados em racks. Há diferentes tipos de racks que variam dependendo da necessidade do ambiente.
Todos os rack´s são compostos de furos que são medidos em U´s, por exemplo 1U em um rack grande equivale a 4,5 cm.

Equipamentos para rack´s

Switches: Sua função é ligar vários segmentos na mesma rede,então direciona os dados enviados de um computador especificamente para outro.






Hubs: O Hub funciona como a peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações e os retransmite para todas as outras.

Também podem ser colocados monitores para a visualização do servidor. 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Como crimpar cabos de rede






1º passo: tenha uma capacidade suficiente de cabos












2º passo: remova a capa do cabo, mas cuidado para não cortar os fios de dentro.












3º passo: desdobre os fios de dentro ate ficarem retos








4º passo: arrume os fios com uma das duas formas: 568A ou 568B

·         568A - da esquerda para a direita:
Branco-verde
Verde
Branco-laranja
Azul
Branco-azul
Laranja
Branco-marrom
Marrom

·           568B - da esquerda para a direita:
Branco-laranja
Laranja
Branco-verde
Azul
Branco-azul
Verde
Branco-marrom
Marrom





5º passo: coloque os fios na ordem escolhida e segure com o dedo, e verifique se a ordem esta correta e corte em linha reta deixando um espaço que caiba no conector RJ-45










6º passo: empurre os fios para dentro do conector com a parte que tem uma espécie de língua para baixo










7º passo: depois que os fios estiverem dentro do conector, coloque o conector cabeado no alicate de crimpagem







Se você não estiver seguro de que seu cabo está correto, você pode usar um testador de cabos