terça-feira, 16 de junho de 2015

A HISTÓRIA DA INTERNET


A  internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria, mas precisamente em 1969. Ela foi desenvolvida pelo Estados Unidos, que temia que os russos atacassem as bases militares, fazendo com o que informações sigilosas fossem trazidas ao público. Sendo assim, foi criado esse modelo de compartilhamento de informações, onde as mesmas não seriam perdidas caso houvesse esse ataque. Mas para isso, era preciso então criar uma rede, e foi aí que entrou a ARPANET.

A ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) foi a primeira rede operacional, criada apenas para militares. Criada pela agência Americana ARPA, foi a “mãe” da internet. Ela tinha o objetivo de interligar as bases militares e departamento de pesquisa do governo americano. Utilizando um Backbone (rede de transporte) que passava por debaixo da terra, a ARPANET interligava os militares e os investigadores. No início da década de 70, universidades que tiveram permissão para utilizar a ARPANET para fazer trabalhos sobre defesa, então, em 1975 já existiam em torno de 100 sites. A ARPANET origina a MILNET (rede militar) e o restante da rede tornou-se pública e teve então seu nome alterado para INTERNET.

A rede PAN (Personal Area Network) é uma rede local de computadores usada para a comunicação. Ela é usada para uso pessoal.

A rede LAN ( Local Area Network) é uma rede local que se limita a uma pequena região. Mais utilizadas em casas e escritórios.

A rede MAN (Metropolitan Area Network) é uma rede de longa distância, usada por exemplo em uma rede de farmácias onde todas tem acesso a sua própria base de dados.

A rede WAN ( Wide Area Network) é uma rede de longa distância. Ela é uma rede que interliga países e continentes. Conhecida então por ser a rede internacional de internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário