COMO FUNCIONA A INTERNET
A internet deu seus primeiros passos a partir de cabos e fios. Esses tipos de conexões ainda são amplamente utilizados, principalmente devido à alta velocidade obtida por alguns.
A famosa internet discada foi praticamente o começo da rede no Brasil. Apesar de ainda ser utilizada, não é mais tão popular quanto foi no início dos anos 2000.
Acessar a internet até cinco vezes mais rápido do que a conexão discada e conseguir falar ao telefone ao mesmo tempo. Por esse simples motivo, a banda larga foi vista como a grande revolução tecnológica para muitos internautas
O wi-fi é basicamente uma versão sem fio da banda larga comum, distribuída através de um roteador especial. É por isso que são designadas como redes, já que necessitam de uma conexão com fios para criar o ponto de acesso. O sinal de internet é enviado a frequências que variam entre 2,4 GHz e 5 GHz e podem alcançar até 54Mbps no raio de alguns metros. O mais interessante é que esse tipo de conexão, antes exclusiva dos laptops, tornou-se tão popular que vários outros equipamentos passaram a adotá-la. É o caso de celulares, smartphones e até mesmo alguns computadores domésticos, que adicionaram um adaptador wireless para captar o sinal.
Na conexão via rádio é possível conectar-se à rede através de sinais emitidos por antenas de rádio. A grande vantagem desta conexão é dispensar o uso de qualquer fio ou cabo e até mesmo modems. O sinal é enviado por uma antena e recebido por uma torre de transmissão, que é posicionada em um local estratégico, geralmente no alto de prédios ou lugares que não ofereçam barreiras para a onda.
A conexão via satélite funciona de maneira semelhante à rádio, mas com a diferença de poder ser acessada de qualquer lugar do planeta. Por conta disso, é um dos métodos mais caros para acessar a internet. Para conectar é necessário ter dois modems (um para envio de dados e outro para recebimento) e uma antena específica para este tipo de sinal.
O modelo cliente/servidor é uma estrutura que distribui as
tarefas e cargas de trabalho entre fornecedores de um serviço (servidores) e os
requerentes do serviço (clientes). Ele foi criado pela Linux na década de 70 e
é atualmente predominantes nas redes de informática como por exemplo o Email.
O Registro Br é o registro que cuida de nomes de domínios
além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços da internet. Os profissionais
que trabalham para o Registro Br, ficam analisando e desenvolvendo ferramentais
para aprimorar o sistema de registro de domínios brasileiro para manter a
liderança de tecnologia nessa área.