domingo, 26 de julho de 2015

                               MODELO TCP/IP

As camadas

    Devido a popularização da internet, o modelo TCP/IP é atualmente o protocolo mais usado em redes locais.
     O TCP/IP é roteável, ou seja, foi criado para redes com distância longa. Ele possui arquitetura aberta e qualquer fabricante pode adotar a sua própria versão do modelo TCP/IP em seu sistema operacional.e é por isso que o TCP/IP se popularizou, tornando-se então, um protocolo universal.
     O TCP/IP é um protocolo de 4 camadas:
1-      Camada de Aplicação: esta é a camada de comunicação entre aplicativos e o protocolo de transporte. Alguns protocolos desta camada são: Telnet, HTTP, SNMP, FTP, SMTP e DNS.
Quando um programa cliente de e-mail quer descarregar os e-mails que estão armazenados no servidor de e-mail, ele irá efetuar esse pedido para a camada de aplicação do TCP/IP, onde é atendido pelo protocolo SMTP. Quando você entra num endereço www no seu browser para visualizar uma página da internet, o seu browser irá comunicar com a camada de aplicação do TCP/IP, onde é atendido pelo protocolo HTTP. E assim por diante até chegar ao SMTP, que entregará o dado ao cliente e-mail.

2-      Camada de Transporte: essa camada capta os dados enviados pela camada de aplicação e os transforma em pacotes para repassá-los a camada de internet.
Nesta camada existem dois protocolos: o TCP e o UDP. Este segundo protocolo não verifica se o dado chegou ao seu destino ou não, por isso, o protocolo mais usado na transmissão de dados é o TCP.
Na recepção de dados, a camada de transporte capta os pacotes passados pela camada Internet e trata de colocá-los em ordem e verificar se todos chegaram correctamente. Além disso, o protocolo IP, que é o protocolo mais conhecido da camada de Internet, não verifica se o pacote de dados enviado chegou ou não ao destino; é o protocolo de transporte (o TCP) que, ao remontar a ordem dos pacotes recebidos, verifica se está a faltar algum, pedindo, então, uma retransmissão do pacote que não chegou.

3-      Camada de Internet: protocolos desta camada: IP, ICMP, ARP e RARP.
O pacote de dados recebidos da camada TCP se dividem em pacotes que são chamados datagrama, que são enviados para a próxima camada (Interface com a Rede), onde são transmitidos através do cabeamento da rede.
Esta camada é responsável pelo roteamento de pacotes, isto é, adiciona ao datagrama informações sobre o caminho que ele deverá percorrer.

4-      Camada de Interface com a Rede: é responsável por enviar o datagrama em forma de quadro pela rede.
Tem como principal função, a interface do modelo TCP/IP com os diversos tipos de redes (X.25, ATM, FDDI, Ethernet, Token Ring, Frame Relay, etc.) e transmitir os datagramas pelo meio físico, tem a função de encontrar o caminho mais curto e confiável.

Como Funciona


    O modelo TCP/IP não é em si um protocolo e sim, um conjunto de protocolos. Seu nome, por exemplo, faz referência a dois protocolos diferentes: TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol).
    Os programas se comunicam com a camdada de aplicação. Nesta camada você encontrará os protocolos de aplicação tais como SMTP para e-mail e FTP para transferência de arquivos e o HTTP para navegação web. Após processar a requisição do programa, o protocolo na camada de aplicação se comunica com outro protocolo na camada de transporte. A camada de transporte divide os dados em pacotes e os envia para a camada internet. Na camada internet temos o IP, que é responsável por pegar os pacotes e adicionar informações de endereçamento virtual, ou seja, endereços IP. Logo depois os pacotes vão para a camada Interface com a rede. Nesta camada, os pacotes são recebidos e nomeados de datagramas, que os envia em forma de quadros para o seu destino.


Camadas que atuam no modelo TCP/IP

Camada de Aplicação:
·                     HTTP(hypertText Transfer Protocol): protocolo de transferencia de hipertexto utilizado para a visualização de paginas na internet
·                     SMTP(Simple Network Management Protocol): protocolo padrão para o envio de emails atraves da internet, baixa emails que estão armazenados no servidor.
·                     DNS(Domain Name System): Sistema de gerenciamento de nome hierarquico, resolvendo nomes de dominios em endereços de rede (ips)
·                     Telnet: protocolo cliente servidor usada para permitir a comunicação entre computadores ligados numa rede.

Camada de Transporte:
·                     TCP(Transmission Control Protocol) : verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequncia apropriada e sem erros.
·                     UDP (User Datagram Protocol): não verifica se os dados são enviados de forma correta.

Camada de internet:
·                     IP(Internet Protocol);
·                     ICMP(internet Control Message Protocol);
·                     ARP (Address Resolution Protocol
·                     RARP (Reverse Address Resolution Protocol).

Camada de Interface com a Rede:
·         ARP (Adress Resolution Protocol)
·         RARP(Reverse Address Resolution Protocol)
·         IP(Internet Protocol)
·         ICMP(Internet Control Message Protocol)
·         UDP(User Data Protocol)
·         TCP(Transmission Control Protocol)




Fontes: resumindoall.blogspot.com.br
              faqinformatica.com

acessado em 26/07/2015
Modelo OSI

O padrão OSI foi desenvolvido em 1984, pela organização internacional de normas uma federação global de organizações nacionais de normas que representa aproximadamente 130 países.
O centro desse padrão é o Modelo de Referência OSI, um conjunto de sete camadas que define os diferentes estágios pelos quais os dados devem passar de um dispositivo para outro em uma rede.

Camadas do modelo Osi

Camada 1 – Física
A camada física fornece a conexão real, física entre os dispositivos. Cabos Ethernet e cabos de fibra óptica operam na camada física. Os dados fluem através dos cabos através da eletricidade ou luz.

Camada 2 – Enlace
Se você pensar em uma WAN, existem muitos protocolos que trabalham na camada enlace. No entanto, se você só olhar para a LAN, o protocolo mais conhecido e associada com a camada enlace é Ethernet. O protocolo Ethernet usa endereços MAC para identificar os dispositivos na rede. Os dados na camada enlace são chamados de quadros. Os Switches Ethernet funcionam na camada enlace para trocar pacotes Ethernet. Para fazer isso, eles mantêm uma tabela de endereços MAC – mapeamento endereços MAC e portas do switch.

Camada 3 – Rede
A camada de rede é o lugar onde a parte “IP” de “TCP / IP” acontece. O protocolo IP é responsável pelo endereçamento da rede. Como o IP opera na camada de rede, dizemos que os roteadores também  operam nessa  camada . Os dados na camada de rede são chamados de pacotes.

Camada 4 – Transporte
Os protocolos TCP e UDP trabalham na camada de transporte. TCP fornece a confiança de entrega dos seus dados, bem como a correção de erros, sequenciamento e janelas (controle de fluxo). Além disso, o TCP na camada de transporte fornece os números de portas de origem e de destino que são comumente associados com aplicações. Os dados na camada de transporte são chamados segmento.

Camada 5 – Sessão
Esta camada é responsável por iniciar e encerrar conexões de rede. Exemplos da camada de sessão são as funções do RPC e a parte de login de uma sessão SQL.

Camada 6 – Apresentação
A camada de apresentação “apresenta” os dados da camada de sessão para a camada de aplicação.

Camada 7 – Aplicação

É nessa camada que estão os serviços e protocolos que compõem os nossos aplicativos. É aqui que encontramos: Telnet, FTP, SMTP e tantos outros.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Topologia de redes de computadores

É a topologia de redes é a forma que as redes de computadores estão interligadas, tanto do ponto de vista físico, como o lógico. A topologia física representa como as redes estão conectadas. Já a topologia lógica refere-se à forma com que os nós se comunicam através dos meios de transmissão.

Topologias físicas:

Ponto a ponto
É a topologia mais simples. Une dois computadores através de um meio de transmissão qualquer.

Barramento
Essa topologia é bem comum. Nela, todos os computadores estão ligados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usados nesta topologia é o cabo coaxial.

Anel ou Ring
A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino.

Estrela
A topologia em estrela utiliza um nó central (comutador ou switch) para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes.

Estrutura mista ou hibrida
A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.

Garfo
A topologia em grafo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento.  Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

Topologia lógica:

A topologia lógica descreve o fluxo de dados através da rede. Os dois tipos de topologias lógicas mais comuns são o Broadcast e a passagem Token. Na primeira o nó envia seus dados a todos os nós espalhados pela rede (Ethernet). Já na passagem de Token, um sinal de Token controla o envio de dados pela rede (Token Ring).